Campeonato Nacional de Juniores, 2ª Divisão, Série D
8ª Jornada
Internacional 1:2 Lusitano
Antes de fazer a crónica deste jogo, quero deixar bem presente através do site oficial do nosso clube, um grande voto de protesto para com as constantes péssimas arbitragens que vamos assistindo quer nos nossos jogos, quer no futebol nacional em geral.
É MAU DEMAIS PARA SER VERDADE.
Neste passado Sábado os nossos Juniores fizeram umas das melhores exibições da época, com um futebol vistoso, rápido e com jogadas de grande recorte técnico, perante um adversário a quem foi permitido violência gratuita constante.
Este Lusitano nada tem a ver com o da época transacta, que jogava bem e que o levou a ser campeão desta série.
Há duas semanas fui expulso em Tires porque entrei dois metros dentro de campo para corrigir o posicionamento do meu guarde redes, quando aos 87 minutos vencíamos e vencemos por 3:1 e foi assinalado um livre indirecto contra nós. Sem me aperceber e no calor do jogo entrei dois metros dentro de campo. O árbitro dirige-se a mim para que eu recolhesse ao banco, mas o fiscal de linha fez sinalética continua dizendo : "tem que ser expulso porque estava dois metros dentro de campo", está tudo dito.
Neste Jogo de dia 31-10-2009 tivemos claramente a pior arbitragem da época, com uma tripla de arbitragem que nos tinha já apitado o jogo em casa com o Casa Pia, onde e apesar de termos ganho fizemos questão de manifestar o nosso desagrado para com o trabalho deles, e aí ficou criado um atrito entre nós.
Quando este árbitro foi nomeado novamente, se não se sentia capaz de ser isento deveria ter pedido para ser substituído, não vinha era para Almancil, fazer aquilo que os cobardes fazem que é ao abrigo de um equipamento ou de um estatuto vir brincar com quem trabalha de paixão.
As palavras do técnico do Lusitano são esclarecedoras "Compreendo a tua reacção porque o árbitro permitiu que esticássemos na agressividade defensiva", palavras bonitas para dizer que valeu tudo para parar os nossos jogadores.
O jogo acabou com mais de 60 faltas, 45 das quais do Lusitano, sendo que dessas faltas, pelo menos 15 mereciam claro cartão amarelo.
Na primeira parte e à medida que se sucediam as faltas duras chamei à atenção fiscal de linha que me respondeu " eu não posso fazer nada" e eu disse-lhe " pode sim pode falar com ele ao intervalo, porque eles continuam a ser agressivos defensivamente e só estão no jogo porque lhes está a ser permitido "tudo", e ele um gesto claro, anuiu com a cabeça.
Digo com todas as palavras, este árbitro é muito fraco, sempre preocupado com questões paralelas e acessórias e pouco competente nas suas funções de manter a ordem e o respeito pelas leis do jogo.
Como é que é possível que num jogo tão violento, o Lusitano apenas tenha visto amarelos por atirar a bola para longe ou discordar de decisões do senhor.
Com um árbitro sério a equipa adversária teria visto 2 ou 3 amarelos nos primeiros 15 minutos, os seus jogadores seriam obrigados a resfriar os ímpetos e os nossos jogadores não teriam sido tão condicionados e claro que o aproveitamento das jogadas ofensivas teria sido outro. O Lusitano sem a permissividade do árbitro nunca teria permanecido no jogo, porque eles não defenderam bem enquanto puderam , eles bateram em tudo o que mexia.
Cada jogada bem delineada e com potencial perigo era travada com faltas extremamente duras.
Só Júnior sofreu mais de 10 faltas grosseiras.
Para terminar o recital de incapacidade o senhor decidiu expulsar dois treinadores que se conhecem, que tiraram os cursos juntos, e numa troca de palavras entre si, normais entre pessoas que se conhecem, decidiu expulsá los.
Quando se aproximou de nós disse " se é para discutirem vão lá para fora", nós aproxima-mo-nos e cumprimenta-mo-nos, porque percebemos que não o deveríamos fazer, mas ele disse " não, não, vão mesmo lá para fora".
PANCADA NOS JOGADORES É ACEITÁVEL, ENTRADAS VIOLENTÍSSIMAS É ACEITÁVEL, O QUE NÃO É ACEITÁVEL É CONTESTAR AINDA QUE EDUCADAMENTE ESTE SENHOR, OU TROCAR PALAVRAS MAIS ACALORADAS. NÃO BRINQUEM AO FUTEBOL.
A segunda parte teve 6 substituições, teve 3 interrupções para assistir jogadores de ambas as partes, teve a interrupção para expulsar os treinadores, teve interrupções para expulsar um jogador do Lusitano, teve interrupções para falar com os jogadores, e o senhor dá 2 minutos de desconto sem mostrar a placa com o tempo, o que revela a clara má fé com que se apresentou em Almancil.
Bem sei que não é obrigado a mostrar a placa, mas decidir fazê-lo num jogo com este cariz, é claramente suspeito. E já nem falo do golo mal anulado ao minuto 89, porque esse é um lance normal em futebol.
Como vêm falar deste jogo resume-se a elogiar a qualidade de jogo apresentado pelo Inter e pela lamentável prestação do árbitro com clara influência no resultado e com uma predisposição muito estranha para um árbitro tão novo.
Bruno Saraiva
2 comentários:
Durante o jogo fiquei admirada, escandalizada e por ai..... com a atitude de Sr. Arbitro em campo, foi ELE o culpado do mau futebol praticado e das nodoas negras que vi nas pernas dos jogadores no final do jogo.
Todos os anos vais te lamentar com o futebol dos outros e com as arbitragens?!
Postar um comentário